FICHA DE PROJETO

 

A AEP - Associação Empresarial de Portugal é a entidade promotora do projeto denominado “PORTUGAL DIGITAL EXPORT".

Este projeto visa apoiar a internacionalização das PME com base em ferramentas digitais, identificando oportunidades e constrangimentos de acesso aos mercados, capacitando e disseminando ferramentas que permitam aumentar as exportações e melhorar a promoção da imagem portuguesa nos mercados externos.

Este projeto conta com as seguintes atividades:

1. Missão de prospeção de mercado e de players internacionais com o objetivo de:

- Identificar as melhores práticas para a transformação digital assim como as melhores práticas de estratégia para a comunicação e publicidade online nos mercados internacionais

- identificar parceiros  e mentores internacionais

- estabelecer plataformas de entendimento que conduzam a protocolos de cooperação com a AEP, no sentido de apoiar as PME portuguesas na imersão do digital em mercados internacionais.

2. Estudo de mercado do consumo online – Tecnologias e Tendências

3. Seminário de apresentação dos resultados e imersão da capacitação

4. Programa de Capacitação “Internacionalizar na era digital”

Esta actividade tem por objetivo implementar um programa que apoie as empresas nacionais a adoptar canais, ferramentas e tecnologias digitais nos seus processos de internacionalização incrementando, desta forma, o valor das suas exportações.

Compreende a realização de um conjunto de workshops, nas três regiões de convergência, assegurados por consultores especialistas nacionais e estrangeiros (um europa, outro fora europa) no desenvolvimento de estratégias de internacionalização com recursos a meios digitais.

5. Estratégias digitais e ferramentas para a internacionalização

5.1 - Roadmap “Estratégia de Internacionalização Digital”

Esta atividade tem por objetivo a realização de E-books versando as temáticas abordadas no programa de capacitação realizado na atividade anterior que, no seu conjunto, constituem uma importante ferramenta para as PME definirem a sua estratégia de internacionalização na era digital, numa espécie de Roadmap de orientação e apoio às decisões de gestão no domínio da internacionalização.

Para cada tema será concebido um manual, na forma de E-book, que será disponibilizado na plataforma online do projeto.

52 - Criação de um índice de Benchmarking e ferramenta de autodiagnostico sobre situação digital da empresa para a internacionalização.

5.3 Desenvolvimento de um portal online de capacitação das PME portuguesas em matéria de exportações.

6. Best of Portugal Digital Export

Evento internacional de entrega de prémios. Este evento irá contar com a participação de oradores estrangeiros.

7. Campanha de promoção internacional “Portugal Digital Export”

Nesta atividade serão selecionados 6 Case Studies de PME que se distinguem pela presença digital a nível internacional, a partir dos quais será realizada uma campanha de promoção nos media de referência de comércio online.

Este projeto tem o codigo nº37623, com data de Aprovação de 17-07-2018, teve início a 01-05-2018 e data de fim a 30-04-2020.

O Portugal Digital Export é um projecto da AEP apoiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 – “Sistema de Apoio a Ações Colectivas”, com um investimento elegível de 810.901,37  euros, financiados em  689.334,16 euros pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

www.aeportugal.pt

Contacte-nos

Av. Dr. António Macedo, 196

4450-617 Leça da Palmeira

Portugal

+351 22 998 15 00

internacional@aeportugal.pt

  • White LinkedIn Icon
  • White Facebook Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
  • Preto Ícone Twitter