RETALHO ALIMENTAR - DESAFIOS

O retalho, é um setor de atividade com algum grau de imprevisibilidade, sendo a satisfação do cliente final uma exigência central para a sobrevivência e sucesso do negócio.

Assim, se por um lado, é importante abordar a questão de capacitação customizada para um posicionamento nos mercados internacionais, fica também claro que os retalhistas devem definir estratégias não só de adaptação e preparação dos produtos, mas também de personalização da oferta em plataformas de compras online.

Aceda ao estudo completo aqui.

TECHNOLOGY, MEDIA AND TELECOMMUNICATIONS PREDICTIONS 2019

A Deloitte publicou o estudo Technology, Media and Telecommunications Predictions 2019 que resume as áreas mais importantes para a indústria tecnológica para 2019.

As principais tendências, de acordo com a Deloitte, serão:

 

5G: The new network arrives

De acordo com a DELOITTE GLOBAL PREDICTS, 2019 vai apresentar-se como o ano em que o 5G se vai instalar em grande escala.

 

Três principais usos do 5G – a curto prazo:

 

Vai ser utilizado para uma conetividade móvel total, principalmente no que diz respeito aos smartphones.

Vai ser utilizado para conectar dispositivos que se apresentam como menos móveis: nomeadamente os aparelhos wireless, uma vez que são pequenos o suficiente para serem considerados móveis e que poderão conectar-se à rede 5G e, consequentemente, conectar-se a outros dispositivos através de wi-fi.

. Haverá também dispositivos fixos 5G, sem fios, onde o sinal será partilhado através de antenas colocadas em edifícios ou janelas e que chegará às empresas e casas através de banda larga.

 

 

Inteligência Artificial: From expert-only to everywhere

De acordo com a DELOITTE GLOBAL PREDICTS em 2019 as empresas irão aumentar o uso da Inteligência Artificial (AI), software e serviços através e da Cloud. De entre as empresas que adotam a utilização da AI, de acordo com o estudo da Deloitte, 70% das mesmas vão obter estas capacidades de AI através de software empresarial baseado na Cloud e 65% destas vão criar aplicações de AI assentes exclusivamente na Cloud.

A Deloitte prevê, que até 2020, a taxa de penetração nas empresas no que diz respeito à IA será de 87%, e as plataformas de AI baseadas na Cloud será de 83%.

A Cloud vai potenciar a implementação da AI, vai permitir um melhor retorno sob o investimento (ROI) relativo à AI e vai permitir uma maior aposta na Inteligência Artificial.

 

 

Smart speakers “colunas inteligentes”: Growth at discount

De acordo com a DELOITTE GLOBAL PREDICTS, a indústria de smart speakers ou “colunas inteligentes” – colunas que se encontram ligadas à internet com assistentes de voz digital – em 2019 vão valer aproximadamente 7 mil milhões de dólares em 2019. Comparativamente, em 2018, a indústria faturou um total de 4.3 mil milhões, apresentando assim um possível crescimento de 63%. Assim, até ao fim de 2019, serão instalados mais de 250 milhões de unidades mundialmente.

 

 

Tv Sports: desporto na televisão

A Deloitte Global prevê que mais de 80% dos jovens entre 18 e 34 anos vão assistir a alguma televisão em 2019 (isto é, a TV terá um “alcance” de 80% entre esta faixa). Sendo que os homens estarão mais propensos a assistir televisão (mais de 85%) do que as mulheres (menos de 80%).

De acordo com a DELOITTE GLOBAL PREDICTS, e com base na tendência entre os jovens de 18 a 34 anos, o tempo despendido para assistir televisão é cada vez menor, uma média de duas horas por dia. O número de pessoas que assistem à TV de uma forma tradicional serão as mesmas que em 2018 - no entanto, em média com menos 10 minutos que em 2018.

 

 

eSports: desporto online: eSports and the shape of media in 2019

A Deloitte Global prevê que em 2019, o mercado norte americano para o eSports vai expandir até 35%, impulsionado pela publicidade

O mercado global do eSports vai crescer de forma mais faseada devido à maturidade da liga Asiática e ao crescimento incerto da regulamentação na China.

 

 

Rádio: Revenue, reach and resilience

De acordo com a DELOITTE GLOBAL PREDICTS, as receitas geradas pela rádio irão atingir os 40 mil milhões de dólares em 2019, com 1% de crescimento face ao ano de 2018. Além disso, a Deloitte prevê que a rádio continue com um grande alcance semanal, com mais de 85% de ouvintes na população adulta (a mesma proporção que em 2018).

A Deloitte prevê que, a nível mundial, 3 mil milhões de pessoas por semana serão ouvintes da rádio. Em 2019, um adulto irá ouvir em média 90 min de rádio por dia, o mesmo que no ano anterior.

Prevê também que, ao contrário de outras formas mais tradicionais de media, a rádio irá continuar a desempenhar um papel importante nas gerações mais novas

Impressão a 3D acelera novamente

De acordo com a DELOITTE GLOBAL PREDICTS, as vendas relacionadas com impressoras 3D – incluindo as próprias impressoras a 3D, materiais e serviços – irão ultrapassar os 2.7 mil milhões de dólares em 2019 e chegarão aos 3 mil milhões de dólares. Prevê-se que a indústria irá crescer 12.5% em cada ano, ou seja, irá duplicar o seu crescimento comparativamente a anos anteriores.

 

China by design 

Domínio Chinês no novo modelo de

negócio digital: World-leading connectivity nurtures new digital business models

 Deloitte prevê que, em 2019, a China será líder mundial de telecomunicações e muito provavelmente terá este papel a longo prazo.

No início de 2019, 600 milhões de pessoas irão usar os seus telemóveis para efetuar pagamentos e cerca de 550 milhões de pessoas irão usar regularmente os seus telemóveis para fazer compras online e 200 milhões de pessoas irão utilizar o serviço de “bikesharing”.

A China, que é reconhecida como sendo a maior fabricante de tecnologia a nível mundial; está agora a tornar-se a líder de design de produtos digitais, serviços e modelos de negócios. O desenvolvimento das infraestruturas de comunicações será, muito provavelmente, o fator-chave para esta mudança.

Aceda ao estudo completo aqui.

Contacte-nos

Av. Dr. António Macedo, 196

4450-617 Leça da Palmeira

Portugal

+351 22 998 15 00

internacional@aeportugal.pt

  • White LinkedIn Icon
  • White Facebook Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
  • Preto Ícone Twitter